terça-feira, 14 de janeiro de 2020

2 anos de Curitiba: potes de gratidão atrasados, mas encontrados!

Reparei que nos dois últimos anos não escrevi aqui os meus "potes de gratidão" e fiquei pensativa no porquê de não tê-los feito. Rapidamente me dei conta de que não os fiz no final de cada ano, porque estava eu imersa em outros caminhos, em outras buscas que acabaram por me desviar um pouco do meu caminho original. 

Mas como ainda estamos no início do ano, nessa fase ainda de recomeços, não vou deixar de registrar que tanto 2018, quanto 2019, tiveram sim muitos motivos para eu agradecer. E ambos foram anos pessoalmente complexos, 2018 imersa em uma grande confusão e obscuridade, só se clareando mais para o final do ano, e 2019 tendo momentos de muitas realizações contrastantes a quedas bruscas ao fundo do poço. Mas a vida não é isso mesmo, um ir e vir infinito, como diria aquela famosa canção?  

Então, para constar e eu não perder o costume de abrir os meus potes de gratidão, farei esse exercício agora mesmo! Aliás, coincidências à parte, justamente hoje completam-se dois anos que deixamos a Ilha da Magia para trás e viemos para Curitiba, onde batemos o recorde da última década de estarmos morando há dois anos na mesma cidade!

2018, como disse, foi um ano extremamente confuso e difícil para mim. A mudança para Curitiba a princípio parecia a escolha perfeita, tudo nos primeiros meses aqui fluiu muito bem. Mas uma mudança brusca aconteceu em nossas vidas, novos desafios, e o principal deles, que me rondava há algum tempo, começou a se tornar visceral naquele ano: Grazi, você precisa criar raízes! Foi com essa ideia que lutei numa grande obscuridade contra o impulso imediato de voltar para a estrada e de tentar ter uma vida "normal" na segunda capital mais alta do país. Em meio à toda aquela sombra, o pote da gratidão de 2018 seria:
- Ser remunerada em mais de uma oportunidade fazendo aquilo que eu amo (oficineira e parecerista de projetos culturais);
- Aprender a fazer apresentações de rua sozinha e ter retorno financeiro com isso;
- Conhecer pessoas incríveis e participar de coletivos e projetos muito bacanas;
- Assistir a dois shows (Orishas e Pitty) com minha filha e dançar muito com ela;
- Ser ajudada por pessoas que mal conhecia quando caí num buraco negro;
- Ser convocada para uma empresa que habitou meus sonhos por muitos anos;
- O empoderamento de me reerguer do nada e conquistar o meu espaço;
- Rever Mr. Roger Waters 16 anos após o show apoteótico dele no Rio;
- Conhecer a linda Ilha do Mel.

Já em 2019, a onda de boas coisas para agradecer foi enorme, porque do final de 2018, quando comecei a me reerguer, até o meio do ano, foi tudo praticamente como sonhei. Mas claro, como disse no início, o ir e vir é infinito e as coisas desandaram também de uma forma que acabei passando o final de ano imersa numa grande tristeza e, talvez por isso, nem passou pela minha cabeça escrever sobre os motivos de agradecer por aquele ano. Entretanto, também os baixos da vida são importantes para revermos nossos conceitos e realinharmos nossas metas. Por isso meu pote de gratidão de 2019, fica assim: 

- Redescobrir o meu caminho original;
- Realizar o sonho do Dimi de uma festa temática de futebol;
- Realizar o sonho da festa de 15 anos da Layla;
- Realizar pequenas, mas belas viagens e muitos passeios bacanas;
- Conhecer as Cataratas do Iguaçu;
- Experimentar uma vida que habitou meus sonhos também por muito tempo;
- Descobrir, no finalzinho do ano, uma notícia mágica e encantadora, ao mesmo tempo que será um grande desafio!

Enfim, sou grata por, nesses dois anos de Curitiba, ter tido a oportunidade de experienciar várias formas de "vida normal" para ter certeza do que quero fazer, do que sinto realmente como meu propósito de vida e de poder ter todo o ano de 2020 para planejar a realização deste meu propósito. 

Então esse ano começa assim meio lento, ainda me recuperando de algumas grandes decepções, mas ao mesmo tempo com muita certeza do que quero fazer daqui pra frente. E que o pote de gratidão no final deste ano seja uma grande lista de pequenas realizações, porque é nelas que encontramos a felicidade! 



0 comentários:

Enviar um comentário